O blog GTC MOSSORÓ procura por correspondentes em outras cidades para colaborar com nossas postagens diárias. Envie-nos fotos; relate o FATO; ENTRE EM CONTATO. Desde já,agradecemos a colaboração! VENHA FAZER PARTE DESTA EQUIPE! Interessados enviar e-mails para gtcmossoro@gmail.com,gtcmossoro@hotmail.com, SKYPE - gtcmossoro

Pesquisar este blog

UTILIDADES PÚBLICAS

domingo, 27 de março de 2011

AL registra 9º assalto a banco em 2011

O último aconteceu na madrugada deste sábado (26) na cidade de Pilar. O município instalou câmeras para monitoramento eletrônico, mas equipamento não funciona.
 

Bandidos usam maçarico para roubar caixas eletrônicos
Alagoas registrou o nono assalto a banco só este ano. O último foi neste final de semana. Desta vez, o alvo foi a agência do Banco do Brasil da cidade de Pilar, na zona da mata alagoana. Dois caixas eletrônicos foram arrombados com maçaricos.
Quem mora perto da agência não viu ou ouviu nada. "Não vi nada, eu estava conversando com a vizinha. Não notei nada", disse a dona de casa Marina dos Santos. Gersino Francisco, que passava em frente a agência e cruzou com os assaltantes, foi feito refém. "Eles me pararam com uma pistola. Os assaltantes estavam de cara limpa", disse.
A cidade de Pilar é monitorada por câmeras, mas o equipamento não funciona. O vereador Adriano Ramos diz que as câmeras estão desligadas porque não existe efetivo suficiente da Polícia Militar para operar o sistema. O comandante do oitavo batalhão da PM, tenente coronel Hermenildo dos Santos, conta uma versão diferente. "Desde que assumi o batalhão o equipamento está parado. Aguardamos que ele funcione".
O que chama a atenção nos assaltos a banco é que os métodos usados pelas quadrilhas é semelhante: o uso de maçaricos ou explosivos (neste caso, dinamites) para retirar o dinheiro dos caixas das agências. Há exceções à regra. Em 03 de fevereiro, na cidade de Teotonio Vilela, os assaltantes levaram R$ 600 mil do banco e saíram a pé. No dia 17 de fevereiro, as quadrilhas usaram explosivos e maçarico para retirar dinheiro de duas agências do Banco do Brasil nas cidades de Junqueiro e Paripueira. Dois dias depois, na cidade de Anadia, mais explosivos e mais dinheiro roubado em um caixa eletrônico.
No dia 20 de fevereiro, em Arapiraca (agreste alagoano), os assaltantes voltaram a explodir um caixa eletrônico. Cinco dias depois, foi a vez de homens disfarçados de policias federais entrarem em uma agência do banco Bradesco, em São Luiz do Quitunde (zona da mata alagoana). Em 17 de março, mais explosivos e uma nova ação em um caixa eletrônico na cidade de Boca da Mata. Apenas um dia depois, dois caixas eletrônicos em Junqueiro foram alvo das quadrilhas: uma explosão para arrancar o dinheiro.
A ação dos bandidos também preocupa as agências dos Correios. Ano passado, foram 12 assaltos. Apenas este ano, foram 11, o último no bairro de Jaraguá, em Maceió, no mês de janeiro. Dois homens levaram dinheiro dos Correios e fugiram a pé. O banco fica a 500 metros do Comando da Polícia Militar alagoano. "Temos dificuldade de identificar os assaltantes porque a qualidade das imagens que captam o assalto é baixa", disse o delegado da Polícia Federal, Carlos Gato.
Para ajudar no combate aos assaltos, a Secretaria de Defesa Social pediu ajuda a Força Nacional. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, esteve em Alagoas no dia 18 de março e listou uma série de medidas, incluindo reforço federal, para o combate a violência. Alagoas é o estado com maior número de assassinatos no País.
O Estado recebeu dois reforços da Força Nacional, só este ano, que devem também ajudar a acabar também com um "cemitério" de quatro mil inquéritos. "Não podemos passar informações sobre estes assaltos porque tudo está sob investigação. O que podemos dizer é que este trabalho vem sendo realizado em conjunto com a polícia de Pernambuco", disse o secretário de Defesa Social, coronel Dário César, que assumiu o cargo mês passado. É o quinto secretário (contando com os interinos) a assumir o posto, em cinco anos.
Fonte:* Terra

Nenhum comentário: