O blog GTC MOSSORÓ procura por correspondentes em outras cidades para colaborar com nossas postagens diárias. Envie-nos fotos; relate o FATO; ENTRE EM CONTATO. Desde já,agradecemos a colaboração! VENHA FAZER PARTE DESTA EQUIPE! Interessados enviar e-mails para gtcmossoro@gmail.com,gtcmossoro@hotmail.com, SKYPE - gtcmossoro

Pesquisar este blog

UTILIDADES PÚBLICAS

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Ex-combatentes de Mossoró celebram 66 anos da tomada do Monte Castello

Ex-combatentes de guerra em Mossoró comemorarão hoje, 21, os 66 anos da tomada do Monte Castello. A celebração homenageia os 230 soldados mossoroenses que lutaram na Segunda Guerra Mundial. Desses homens, 47 ainda estão vivos.

"São soldados que ajudaram na arrancada vitoriosa da infantaria brasileira que, com suas metralhadoras, sua valentia e idealismo, ajudaram a varrer o nazifacismo da Europa e a restabelecer a paz, a liberdade e a democracia no mundo, em 21 de fevereiro de 1945", diz o diretor da sede dos ex-combatentes José Maria de Medeiros.

A Batalha de Monte Castello foi travada ao final da Segunda Guerra Mundial, entre as tropas aliadas e as forças do Exército alemão, que tentavam conter o seu avanço no Norte da Itália. Esta batalha marcou a presença da Força Expedicionária Brasileira (FEB) no conflito.

A batalha arrastou-se por três meses, de 24 de novembro de 1944 a 21 de fevereiro de 1945, durante os quais se efetuaram seis ataques, com grande número de baixas devido a vários fatores, entre os quais as temperaturas extremamente baixas. Quatro dos ataques não tiveram êxito, por falhas de estratégia.
FONTE: O MOSSOROENSE

Nenhum comentário: